A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo e o mais pesado, constituindo 15% do peso corporal.


A pele apresenta como funções: termorregulação, defesa, percepção e proteção.
A pele apresenta três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas (produtoras do suor) e sebáceas (produtoras do sebo).


Tipos de pele
  • Pele eudérmica ou normal: tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida. É aquela onde ocorre um equilíbrio entre o conteúdo hídrico (água) e o conteúdo graxo (oleoso).
  • Pele graxa ou oleosa: aumento de secreção sebácea.
  • Pele alípica ou seca: secreção sebácea insuficiente e secreção hídrica normal.
  • Pele desidratada: caracterizada pela diminuição hídrica normal e secreção sebácea normal.
  • Pele hidratada: aumento de teor hídrico.
  • Pele mista: ocorrência de pele graxa na zona central do rosto e pele alípica nas bochechas.
A camada da epiderme (1ª camada da pele) é dividida em 5 camadas, onde nossa atuação com a esfoliação será a nível da sua 1ª e 2ª camada, no máximo.



Esfoliação
A esfoliação é o motor de renovação celular da pele, pois serve para elimina as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para hidratação.
Além de proporcionar a renovação celular, a esfoliação elimina marcas, manchas, acnes, aspereza e estimula a produção de células novas com mais colágeno, tornando a pele mais hidratada.
Os produtos esfoliantes apresentam diversas versões tais como: cremes, sabonetes (líquidos e em barra), misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.
As partículas que promovem a esfoliação da pele também variam, podendo ser de origem vegetal — como as de sementes de bambu e linhaça — ou sintéticas: cada uma podendo ser mais ou menos abrasivas conforme o local a ser esfoliado. 

A importância da esfoliação para beleza da pele

Hidratantes, anti-sinais, creme para os olhos, loção para celulite, filtro solar, maquiagem. Quanto mais cheia sua nécessaire, mais congestionada fica a sua pele.
Para que você possa tirar melhor proveito desses aliados é preciso esfoliar. A esfoliação, ou peeling, é responsável por renovar as células que, naturalmente, descamam e se depositam sobre a pele.


Tipos de Esfoliação

O processo de renovação da pele pela esfoliação se dá através das formas a seguir:

  • Física: esfoliantes abrasivos que podem ser encontrados em farmácias (em forma de cremes), buchas vegetais, etc; onde a pele é levemente lixada e as células mortas são removidas imediatamente
  • Química: esfoliantes com ácidos em sua fórmula (exemplo: retinóico, kójico, glicólico, salicílico); atua mais profundamente e de uma maneira gradual
  • Enzimática: derivados de frutas como abacaxi e mamão.
  • Mecânica: através dos aparelhos de microdermoabrasão, conhecidos como peeling de cristal ou peeling de diamante.

Benefícios da Esfoliação

Deixar a pele bem lisinha, sem marcas, manchas, acnes, aspereza e estimular a produção de células novas, com mais colágeno e hidratadas, estás são as principais funções da esfoliação.
“A pele esfoliada também está melhor preparada para receber o sol e não ficar com cores diferentes porque está uniforme”


Quais as partes do corpo que podem ser Esfoliadas?

A esfoliação trata e prepara a pele para a temporada de sol. "Há áreas da pele que acabam acumulando mais células mortas e a esfoliação pode igualar e deixar o ph mais parecido em todo o corpo".
Pernas, braços, costas e abdome são os maiores alvos e podem recebê-la uma vez por semana. "O colo e pescoço devem ser preservados porque são áreas muito suscetíveis à manchas e irritações”.


Como garantir uma boa Esfoliação?

A esfoliação é bem simples, basta deixar a pele limpa, e se preparar para minutos de massagem com movimentos circulares isso otimiza o resultado e, de quebra, ajuda a melhorar a circulação.
"Não há necessidade de aplicar muita força para não ferir a pele. Movimentos bruscos podem, inclusive, machucar a pele sem nenhum acréscimo ao tratamento. Preste atenção aos movimentos, que devem ser suaves, circulares e repetitivos.


Cuidados: Pele com acne inflamada, ferimentos aparentes, psoríase ou vitiligo não devem se submeter à esfoliação sem orientação médica, bem como peles que estejam sendo submetidas a cremes com ácidos, pois sofrem o risco de agredir a pele já sensibilizada.Dicas: Esfoliar não significa limpar. Assim, a limpeza de pele continua sendo importante, sobretudo nos tratamentos faciais.
Depois do banho, os poros ficam mais abertos por conta do vapor da água, facilitando a esfoliação.
Uma boa esfoliação antes da depilação ajuda na remoção dos pêlos encravados. A dica também vale para os homens na hora da barba.
Modo de fazer: A esfoliação é um procedimento importantíssimo para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 ou 2 vezes por semana com a pele limpa e tonificada e sempre em movimentos circulares suaves.
Todo processo de esfoliação precisa ser complementado com outros produtos. O mais importante deles é o hidratante, sem jamais se esquecer do protetor solar. Podendo escolher o horário para o tratamento, opte pela noite: assim, a pele fica hidratada, absorvendo bem o produto durante o período do sono.



Esfoliação Facial - A esfoliação do rosto é essencial para manter a pele sempre bonita, macia e hidratada. Usar esfoliantes é muito importante para evitar pêlos encravados, cravos, espinhas e oleosidade excessiva da pele. A esfoliação pode ser feita antes e após a depilação (3 dias antes e depois) e da limpeza de pele e deve ser feita uma vez por semana.

Serve para afinar a pele e retirar células mortas, dando um contato melhor para a limpeza de pele.
A Mary Kay possui o Kit Microdermoabrasão que permite fazer um maravilhoso peling de cristal na sua própria casa. Ele proporciona resultados imediatos no combate às linhas finas de expressão, limpando os poros e deixando a pele mais lisa e suave, em apenas dois passos:
Passo 1: Refinar- é um esfoliante com tecnologia avançada que imediatamente energiza a pele deixando-a mais radiante e saudável. Este creme contém microcristais de óxido de alumínio que beneficia a pele da seguinte forma:

  • Alimenta e nutre a pele através de um aumento da microcirculação interna. Isto traz o oxigênio para a superfície da pele, estimulando a circulação e proporcionando uma aparência saudável e radiante;
  • Reduz a aparência dos poros, pois efetivamente remove as células mortas que se formam naturalmente dentro e ao redor de cada poro.
Passo 2: Restaurar- sua aplicação é imediatamente absorvida pela pele, que se torna instantaneamente mais suave. Este sérum nutritivo, na cor lilás, traz os seguintes benefícios:
  • Alimenta e nutre a superfície da pele com um exclusivo complexo do triplo chá Mary Kay;
  • Ajuda no processo de rejuvenescimento, com maravilhoso efeito restaurador;
  • Protege a pele da exposição ao meio ambiente;
  • Amacia e ajuda no processo de restaurar o equilíbrio da pele;
  • Prepara a pele para os próximos passos da sua rotina de cuidados com a pele.

Esfoliação Corporal - É importante fazer a esfoliação corporal no período de tratamentos estéticos contra celulite e gordura localizada. Pode-se utilizar a esfoliação corporal também para depilações (3 dias antes e 3 dias depois) para evitar que os pelos encravem.

No verão, esfolie a pele do corpo 1 vez por semana para o bronzeado ficar mais bonito e uniforme. No inverno, é bom diminuir a frequência para que a pele não perca a camada de gordura natural que protege a pele do frio. Na hora do banho, cuidado para não passar a esponja com muita força.
A linha Satin Body da Mary Kay, faz parte dos lançamentos deste trimestre.
Essa linha é composta por:

  • Creme Esfoliante Satin Body Para ser usado durante o banho, este creme esfolia a pele do corpo e elimina qualquer textura ressecada, deixando a sua pele macia e suave como a seda. Pode ser usado diariamente, tanto por mulheres como por homens.
  • Gel para o Corpo Satin BodyO Gel possui fórmula em gel enriquecida com ingredientes botânicos combina dois benefícios em um só: limpa a pele e facilita a depilação, proporcionando uma deliciosa sensação de limpeza, frescor e suavidade.

  • Loção Hidratante Satin Bod - A Loção Hidratante Satin Body® é um tratamento ideal para peles expostas ao vento, ar muito seco e temperaturas extremas. Possui um aroma fresquinho, proporciona hidratação por até 24 horas e pode ser usada por toda a família. Condiciona a pele deixando-a macia e suave.

Esfoliação das Mãos - Manter as mãos macias e hidratadas é um desafio. Elas estão sempre em contato com produtos químicos, água, vento, sol e outros agentes que prejudicam a manutenção de uma pele macia. São a parte mais usada do nosso corpo, em conseqüência são mais suscetíveis a sofrer danos. 
A esfoliação das mãos é importante, pois permite a remoção das células mortas permitindo que as mãos fiquem mais macias e lisinhas, pronta para receber a hidratação.
O Kit Mãos de Seda, da Mary Kay, é um sistema simples e muito eficaz. Ele é composto por três passos que deixam suas mãos renovadas, suaves e macias.

Os produtos que fazem parte do Kit são:
  • Esfoliante para Mãos Satin Smoothie  – limpa e esfolia em um único passo. Deixa as mãos suaves e macias imediatamente ele contém Pó das sementes de pêssego e damasco: esfoliantes que delicadamente removem as células mortas da superfície da pele.
  • Hidratante Noturno Extra Emoliente – ajuda a manter a umidade natural da pele e restaura a hidratação em áreas ressecadas ele contém Vaselina e glicerídeos de soja: emolientes que ajudam a manter a pele com aparência macia e suave.
  • Creme para as Mãos – hidrata a pele instantaneamente, deixando-a macia por horas ele contém Óleo de semente de gergelim: emoliente que ajuda a manter a pele com aparência macia e suave. Este produto pode ser usado também nos joelhos, cotovelos e pés que são áreas mais ressecadas.
O uso deste produto associado com o uso da loção Even Complexion TimeWise Mary Kay e Creme para Mãos e Colo com filtro solar removem manchas de idade das mãos e dos braços!!!

    Esfoliação dos Pés - A esfoliação dos pés deve ser feita no mínimo 1 vez por semana. Esfoliar os pés ajuda a evitar o ressecamento e rachaduras.

    A Mary Kay possui a Linha de produtos Spa dos Pés, permitindo assim uma higienização e esfoliação perfeita dos pés.

    Possui um aroma refrescante e é composto por: Emulsão Relaxante para os Pés, Creme Ultra Hidratante para os Pés e a Escova para os Pés.

    1 comentários:

    Karol Bessa disse...

    Olá linda,vim fazer-lhe uma visita se desejar curtir a minha página no facebook e me seguir em meu blog, ficarei honrada.Mil abraços...
    https://www.facebook.com/pages/Haute-Couture-Preview/219104114769662
    Este é meu endereço...
    http://hautecouturepreview.blogspot.com/

    Postar um comentário